Os tempos mudaram e consequentemente os nossos paradigmas também.
A evolução tecnológica promoveu transformações profundas na sociedade desde a rotina diária, o modo de pensar e viver até aos seus os hábitos de consumo.
A tecnologia facilitou a chegada e a troca de informação entre todas as partes do mundo. Hoje em dia encontramos ao nosso dispor uma panóplia praticamente infinita de produtos, de serviços e de informação.
Surgiu então um BOOM de promoções e de influenciadores que admiramos e seguimos nas redes socais. Somos iludidos com produtos/serviços que nem sabíamos existir muito menos sabiamos que os desejaríamos.
Chegamos, como humanidade, a um exagero generalizado: o consumismo. Achamos que precisamos de muito mais coisas para viver do que aquelas que realmente precisamos.
Essa facilidade de acesso aos mais variados conteúdos fez com que todos nós sentíssemos uma sobrecarga psicológica, já não sabemos se realmente desejamos algo ou se fomos influenciados a deseja-lo.
Este sentimento levou-nos a uma mudança de paradigma, trouxe-nos a um momento de reflexão sobre o que realmente precisamos para alcançar a felicidade.
Menos é mais! O minimalismo como solução.
O próprio mercado é obrigado a repensar no caminho pelo qual seguir. A intenção é que o consumidor se sinta feliz e realizado com a compra ao invés de se sentir culpado.
Para alcançar essa felicidade percebemos que seguir um caminho mais leve e simples é o ideal.
Esta decisão teve influência nas mais diversas áreas mas principalmente na publicidade e na comunicação. Design, campanhas e tudo que é destinado ao consumidor foi repensado. Numa era de excessos o menos passou a ser mais!
O uso de artes mais diretas, elementos simples, leves e designs objetivos com o objetivo de transmitir o que realmente importa tornam-se numa tendência. Afinal com a correria do dia-a-dia o consumidor não pode perder tempo e quanto mais simples, mais fácil de sermos lembrados!
O design e o mercado visual
Esta estratégia foi totalmente absorvida pelo marketing visual que deixou de lado a antiga ideia de designs e logotipos complexos e passou para símbolos, icons e logotipos diretos.
Destacamos os logotipos porque são a primeira forma de comunicação entre a empresa e o consumidor.
Diversas empresas adaptaram-se ao novo mercado para serem rapidamente lembradas. Ao ler o nome Airbnb, ocorre-nos instintivamente o logo da empresa, simples e prática. O mesmo acontece com a Uber, a Apple e a famosa Nike minimalista e inesquecível!
Outras grandes marcas passaram por uma fase de rebranding para se adaptarem e não ficarem para trás como é o caso da MasterCard, por exemplo.
Na doubleBE, focamo-nos nessa tendência minimalista para os nossos clientes. Um dos casos que podemos dar como exemplo é a criação do logo da Barcelos Physio Center. Tentamos representar a essência da empresa e refletir, num tom orgânico, os ideais da marca.
Como resultado, surge um logotipo de fácil leitura, delicado e com elementos que remetem para a cura e para a calma da alma.
Depois de analisar o mercado atual, o simples conseguiu tornar-se mais poderoso! As pessoas são bombardeadas diariamente por diversas informações e a sua marca precisa de se destacar “no mar infinito da internet”. Aposte no minimalismo, em elementos que transmitam o seu conceito e os seus ideais de forma simples e clara.