Será que a sua empresa precisa de um rebranding?

Rebranding significa literalmente refazer uma marca, o que pode ser feito a fundo ou apenas
com pequenas alterações na imagem ou linguagem da marca. Serve essencialmente para melhorar e
renovar a perceção que os consumidores têm.


E porquê fazer um rebranding?
A evolução é das empresas é inevitável. Os públicos mudam ao longo do tempo, a
concorrência ganha vantagem no mercado ou novos objetivos surgem na gestão. Para tudo isso se faz
necessário avaliar a marca e repensar a sua comunicação.
Um dos pontos principais das marcas é a sua relação com o público. Quem compra o seu
produto não vê apenas um logótipo. O consumidor cria um sentimento em relação à sua marca, seja
ao ver as publicidades, as redes sociais, pela forma como é atendido pelos funcionários, pela
qualidade do seu produto, etc. Toda a experiência faz parte da sua marca! O trabalho do marketing é
perceber o que mais influência as pessoas a serem seus consumidores e, no caso de um rebranding,
salientar esses pontos de conexão.
Vamos agora imaginar que se deparou com um problema.
Quer atingir um novo público, mas não tem conseguido, por exemplo. Pode criar-se uma
estratégia para aproximar a sua marca desse grupo de pessoas, mudando a linguagem, a identidade
visual e talvez o logótipo e o nome, no entanto a solução também pode passar por publicidades
direcionadas.
Se ocorreu uma crise na sua empresa (um problema de grandes dimensões que afeta a sua
reputação), avaliamos a necessidade de um reposicionamento para que seja percebido pelo público
da forma desejada. Neste caso, podemos explorar desde a adesão a novos valores, como a
sustentabilidade ou a solidariedade (que só se conseguem com ações reais) até à alteração visual dos
seus símbolos.
Se ainda não aderiu ao mercado digital e considera que está na altura certa, saiba que pode
ser necessário rever o seu logótipo e linguagem. Em geral, os logótipos digitais devem ser mais
simples e a sua linguagem mais fácil de ler.

Não se preocupe, parecem muitas preocupações, mas nós ajudámo-lo a encontrar o melhor
caminho.
Todas as mudanças numa marca devem ser feitas estrategicamente, ou seja, deve estudar-se
onde estão os pontos fracos e fortes. Aí está a necessidade de estudar o mercado e o público!
A sua marca tem potencial para continuar a crescer no mercado. Basta ter a estratégia certa!

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